TRANSLATION

terça-feira, 4 de maio de 2010

Programa Bem Receber Copa é lançado pelo ministro do Turismo



Crédito Vanessa Dantas

O programa Bem Receber Copa investirá R$ 440 milhões para qualificar 306 mil profissionais.

Lançado hoje, na cidade de São Paulo (SP), o Bem Receber Copa, programa de qualificação profissional do Ministério do Turismo, pelo ministro do Turismo Luiz Barretto. O programa investirá R$ 440 milhões para qualificar 306 mil profissionais da área que terão contato direto com os turistas durante o Mundial de 2014. Trata-se de um dos mais abrangentes programas de qualificação do País, que visa atender aos 65 destinos indutores definidos pelo Programa de Regionalização Roteiros do Brasil do Ministério do Turismo.

Com o slogan “O sucesso do Brasil na Copa está em nossas mãos”, o projeto objetiva promover a qualificação de padrão internacional para profissionais de turismo. Para realizar o programa, o Ministério do Turismo conta atualmente com a parceria de cinco entidades representantes do setor – Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (Abla), Associação Brasileira das Empresas de Transporte Aéreo Regional (Abetar), Instituto Brasileiro de Hospedagem (IBH) e Associação Brasileira de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta) – e está em planejamento com outras quatro. A ideia é compor com todas as categorias de atividades representadas no Conselho Nacional de Turismo (CNT). O suporte pedagógico será da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e o suporte operacional, do Instituto Casa Brasil.

O setor de turismo emprega, atualmente, 7,2 milhões de pessoas. Estima-se que 870 mil atenderão aos turistas durante a Copa que tem público estimado em 600 mil visitantes. “Dia 31 de dezembro de 2012 será o prazo para a qualificação, já que em 2013 teremos a Copa das Confederações que costuma servir de teste para o Mundial”, salientou a Diretora de Qualificação, Certificação e de Produção Associada ao Turismo, Regina Cavalcante, durante a apresentação técnica do programa.

Barretto falou sobre as expectativas para os próximos quatro anos: “Há projeção, a partir de 2010 até a Copa de 2014, de um crescimento do turismo de 10% ao ano, seja em relação ao mercado doméstico, seja em relação ao turismo internacional. Evidentemente, a Copa não é tudo, o que é fundamental é que o País continue crescendo, continue se desenvolvendo e esse é um momento importante”. O ministro ainda completou “A Copa não é só das 12 cidades que a sediarão, a Copa é de todo o Brasil e de um conjunto de municípios que pode aproveitar as oportunidades da Copa e dos Jogos Olímpicos”.
A cerimônia, que ocorreu no Sindicato dos Empregados em Hospedagem e Gastronomia de São Paulo e Região, contou com plateia formada por representantes de entidades de classes do setor do turismo, autoridades públicas e estudantes da área que puderam conferir além da assinatura do convênio, os primeiros resultados do programa já em andamento Olá, Turista! que, em parceria com a Fundação Roberto Marinho, conta com 80 mil vagas em cursos de inglês e espanhol on line para os trabalhadores do setor. Por meio de vídeo conferência, uma participante deu o depoimento elogiando a iniciativa do Ministério do Turismo.

Fonte: http://www.copa2014.turismo.gov.br/copa/home.html

Nenhum comentário: